Pesquisar no Blog
Ano novo pet
Dicas Saúde

7 dicas para ajudar o pet que tem medo de fogos de artifício

Os fogos de artifício podem ser até bonitos, mas para cães e gatos são um terror! Com o final do ano se aproximando, aumenta a preocupação de muitos donos com o bem-estar do seu pet durante o Ano Novo. Alguns peludos ficam tão transtornados que podem tentar fugir de casa e correr o risco de se machucarem ao se esconder.

Mas o que fazer com os peludos que tem pavor de fogos? Como ajudá-los? Conversamos com a veterinária Ana Cristina Osiro, da Botica Pets, que deu dicas de como agir nesta época. Segundo ela, o medo de alguns pets de fogos de artifícios e a ansiedade de separação de outros devido à ausência da família, podem ser grandes problemas nesta época.

Confira as dicas:

1. Comece a acostumar o pet com barulhos. Desde já, inicie a dessensibilização do peludo, colocando barulhos (que podem ser da TV, de uma música ou até gravar sons de fogos) um pouco a cada dia. Vá aumentando gradativamente até que o pet se sinta mais confiante de que nada irá acontecer com ele por causa do barulho.

2. Ofereça o suplemento Maracujá, da Botica Pets. A fórmula trata sintomas como a ansiedade, a hiperatividade, agitação noturna, problemas de sono, só que de uma maneira natural. Isso tudo sem agredir o organismo ou causar dependência. Em formato de palitos (treats) vai acalmar, distrair e agradar o seu peludo. Saiba mais, aqui.

Ficar com medo de fogos não tá com nada não!

3. Reserve um espaço calmo para o pet no dia do Ano Novo. Procure o local mais calmo da casa, que não tenha perigos próximos como portas de vidro, objetos pontiagudos ou que ele possa quebrar se ficar assustado.

4. Nunca tente prender o pet na coleira se ele estiver ansioso. Isso irá deixa-lo mais ansioso e, ao tentar fugir dos barulhos, poderá se enrolar na guia.

5. Deixe uma roupa com o seu cheiro. Se não puder estar com o pet durante todo o tempo, o cheiro do dono poderá ajuda-lo a ficar mais calmo.

6. Tente distrai-lo com outros barulhos. Música ou televisão podem ajudar a “reduzir” os barulhos dos fogos.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar com outros tutores de pets! 🙂

Leia também:

Como lidar com os cães que latem em excesso

Ansiedade canina: entenda como este problema pode influenciar a vida do seu pet

Qual o efeito do Maracujá para os pets?

Sem Comentários

Deixe sua resposta