Pesquisar no Blog
Dicas Nutrição Saúde

Tratamentos naturais: quais as vantagens dos suplementos para cães e gatos?

Cada vez mais tutores estão se tornando adeptos dos tratamentos naturais para os seus pets. Quem aí nunca ouviu falar de nutracêuticos, fitoterápicos, homeopatia, acupuntura e ozonioterapia para cães e gatos? Estas e muitas outras terapias já são oferecidas aos peludos, com resultados muito positivos para o tratamento ou a prevenção de diversas enfermidades.

Hoje vamos falar dos suplementos naturais. Para isso, convidamos a veterinária da Botica Pets, Ana Cristina Osiro, para esclarecer alguns pontos importantes. Confira!

Quais as vantagens dos tratamentos naturais para cães e gatos?

Existem diversos ingredientes naturais que podem trazer benefícios para a saúde dos pets. Os nutrientes têm o poder de turbinar a imunidade  dos animais, ajudar a reduzir os riscos de várias doenças (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas de pelo e pelagem, ansiedade de separação, etc.) e atuar diretamente no sistema imune, aumentando as defesas do organismo como um todo.

Onde encontramos estes nutrientes?

Os nutrientes são retirados dos alimentos que consumimos como a cenoura, a beterraba, a alcachofra… além de outros mais raros como a clorela, por exemplo. No entanto, muitos tutores ainda têm dúvidas de como oferecer estes nutrientes em sua forma biologicamente ativa e de forma segura para cães e gatos. E é aí que entram os suplementos!

Como funcionam os suplementos?

Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo a passiflora, a planta do Maracujá. Enquanto muitas pessoas pensam que é a fruta que ajuda a acalmar, é a partir da folha que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas da ansiedade. Neste caso, pode não ser adequado e prático oferecer diretamente a folha do Maracujá para o peludo.

A qualidade terapêutica desse alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento (ou a folha). Estes produtos são formulados por veterinários, seguros para os pets e totalmente naturais!

Por isso, oferecer apenas a fruta ou chá de maracujá pode não ser efetivo, além de não agradar ao cão!

E como são oferecidos os suplementos aos pets?

Os suplementos nada mais são do que compostos bioativos apresentados em comprimidos, pó ou palitos, que contêm a forma concentrada, ou seja, a parte mais “interessante” do alimento, em doses terapêuticas ideais para os pets.

Quais as vantagens de oferecer os suplementos?

Os suplementos são mais seguros, pois evitam que o pet engasgue ou tenha dificuldade para mastigar. Além disso, não causam reações adversas. Eles podem ser dados diariamente, sem perder o efeito ou causar dependência. Os efeitos se iniciam em cerca de duas horas após a administração ou em até 10 dias de uso contínuo para mostrarem tais efeitos.

Os suplementos são mais palatáveis e fáceis de oferecer ao pet. Além disso, são aprovados por veterinários, além de serem registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Se quiser conhecer os suplementos da Botica Pet, veja aqui.

Leia também:

Como aumentar a imunidade do pet para uma cirurgia eletiva

Pet doente: como os alimentos podem ajudar o cão

Prebióticos e probióticos para cães

Sem Comentários

Deixe sua resposta