Pesquisar no Blog
Dicas Saúde

Saúde bucal: cães também precisam de cuidados

Você sabia que mais de 80% dos cães com mais de 3 anos de idade têm algum tipo de doença periodontal? Sim, um simples mau hálito pode ser um sinal de que a saúde bucal do cão não está em dia!

Confira algumas importantes informações sobre o tema! As dicas são do Dr. Marco Leon, Médico-Veterinário Especialista em Odontologia e Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV).

Como se forma a doença periodontal?

Ela se inicia com o acúmulo de placa bacteriana, que pode evoluir na formação de tártaro e causar a deterioração dos tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar. Como as lesões ocorrem sob a gengiva, muitas vezes o tutor não percebe que o cão está doente. A maioria das doenças orais tem progressão rápida e silenciosa e só podem ser detectadas precocemente com a inspeção da boca por um veterinário.

Consequências da doença periodontal?

*Perda de dentes

* Migração de bactérias para rins, fígado e coração.

 mau hálito é o único sinal de que pode haver algo errado. “

Quais sãos os pets com maior predisposição ao problema?

Maiores de 3 anos de idade, que já tem cálculo dental (tártaro),  dentes mal posicionados, que apresentam salivação excessiva ou possuem dificuldade de mastigar o alimento.

Os cães pequenos e idosos são mais suscetíveis à doença segundo estudo do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM, da Mars Petcare. Publicado na BMC Vet Research, a pesquisa analisou a progressão da doença periodontal em cães da raça Schnauzer Miniatura e descobriu que sem higiene oral eficaz e frequente a doença periodontal se desenvolveu rapidamente e avançou ainda mais rápido com a idade.

Como prevenir a doença?

A melhor prevenção é a escovação diária. Os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, incluindo escovação regular, complementada com produtos mastigáveis específicos para saúde bucal e visitas frequentes ao veterinário.

Sem Comentários

Deixe sua resposta