Pesquisar no Blog
Cachorro recebendo Reiki
Papo com VET

Reiki para cães e gatos. Como funciona?

O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição de energia para restaurar o estado de equilíbrio natural. É uma prática milenar redescoberta pelo monge budista japonês Mikao Usui, em 1919.

Por meio da imposição de mãos, a energia universal do Reiki é canalizada e direcionada no tratamento de aspectos mentais, emocionais e físicos. A energia do Reiki, presente em todo o universo, age no nosso campo vibracional de energia, alimenta nossa energia Ki, ou Chi em chinês, que é nossa energia vital. Assim também funciona a acupuntura, a cromoterapia e tantas outras terapias integrativas e complementares.

A base do Reiki é a simplicidade.

O Reiki é um método muito simples, não exige nenhuma condição especial de espaço físico ou ferramentas. 

Gato recebendo Reiki.

Assim, Reiki não é uma religião e seus preceitos trazem uma filosofia de compaixão, autoconhecimento e equilíbrio interior. Para aprender a utilizar o Reiki é feito um curso em três níveis, onde em cada um se atinge um maior potencial de cura e de alcance da energia.

Nosso ser é criado íntegro, assim como o dos animais, e nossa natureza é perfeita. Todos temos a capacidade de autocura, nossos ferimentos cicatrizam, nosso organismo repõe nossa energia.

Mas por questões como stress e outros estímulos negativos do dia-a-dia, acabamos nos desequilibrando e adoecendo, seja física ou emocionalmente.

Com os animais funciona da mesma forma. No ambiente natural dos animais, na floresta, eles não tem stress, desequilíbrios emocionais, de comportamento ou ansiedade. Mas no convívio com os humanos eles acessam nossa frequência muitas vezes desequilibrada e doentia, e absorvem nossos desequilíbrios, sensíveis que são.

Reiki e a autocura

O Reiki tem a capacidade de resgatar o equilíbrio natural do organismo, a natureza perfeita nos níveis físico, mental e emocional, trazendo de volta a capacidade de autocura.

Existem vários estudos demonstrando o efeito do Reiki em tratamento de doenças físicas e emocionais de animais e pessoas. Dessa forma, o Reiki pode ser enviado à distância para um animal ou pessoa que não esteja presente.

Existe técnica para isso. A física quântica explica cientificamente como isso acontece. O Reiki tem embasamento científico, não é uma técnica mística ou esotérica.

A terapia pode trazer muitos benefícios aos animais, tais como:

  • Equilibrar distúrbios comportamentais (medo, tristeza, agressividade, ansiedade, síndrome do abandono, hiperatividade, depressão, dificuldade de aprendizado, comportamentos destrutivos como lambeduras de partes do corpo ou arrancamento de penas).
  • Aliviar a dor.
  • Acelerar processo cicatricial.
  • Melhorar o sistema imunológico de adultos e recém-nascidos.
  • Reduzir efeitos colaterais de quimioterapia e outras drogas.
  • Prevenir doenças e desequilíbrios físicos, emocionais e mentais.
  • Abreviar o tempo de recuperação após cirurgias.
  • Tratar animais idosos com cardiopatia, nefropatia, neoplasia, melhorando a qualidade de vida.
  • Dar conforto e tranquilidade a animais com doenças terminais em sua passagem.
  • Tratar problemas de pele.
  • Tratar inflamações.
  • Reduzir stress em momentos de mudança de casa, chegada ou partida de alguém na família, ida ao médico veterinário, realização de exames, etc.
  • Manter o bem-estar e saúde geral.

Reiki para cães e gatos

Muitas vezes é necessário integrar o tutor do animal no tratamento, visto que a grande maioria dos desequilíbrios dos animais foi absorvida do tutor.

Cachorro recebendo Reiki

O Reiki pode ainda ser utilizado juntamente com outras terapias (cromoterapia, acupuntura, etc), potencializando assim, os efeitos destas.

Nos animais é utilizado de uma forma muito harmoniosa, visto que cães e gatos, por exemplo, têm uma ligação muito mais natural com as energias sutis da natureza. Eles recebem o Reiki não da forma que nós possamos querer oferecer, mas são eles que nos dizem se querem receber naquele momento, a duração do tratamento, a forma com que querem que apliquemos e nos mostram o local em que devemos aplicar o Reiki.

Sem ego ou disputa, os animais são nossos mestres quando os tratamos com Reiki. Assim, aprendemos profundamente com cada um deles sobre a cura, sobre humildade, profundidade e harmonia.

O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e o Ministério do Trabalho no Brasil reconhece a terapia Reiki como profissão para tratamento de pessoas.

*Elisangela Tavares é tradutora e médica veterinária integrativa da OM Vet – medicina veterinária integrativa. É Mestre de Reiki tradicional e Teramai, cromoterapeuta, terapeuta de Florais de Bach, consultora de alimentação natural para cães e gatos. Além disso, ministra cursos e palestras sobre medicina veterinária integrativa, Reiki, cromoterapia, Florais de Bach e alimentação natural para cães e gatos. Trabalha com o modelo de medicina veterinária sistêmica familiar, integrando os tutores e a família nos tratamentos quando necessário.

Contatos: omvet.com.br
Cursos de Reiki e outros no site www.omvet.com.br/cursos
Facebook: /omvetterapiasintegrativas
Instagram: @om.vet

Leia também:

Humanização dos animais: como evitar exageros

Terapias naturais podem influenciar a saúde dos pets?

Saiba porquê medicar o pet sem orientação pode ser um risco!

1 Comentário

Deixe sua resposta