Pesquisar no Blog
Dicas Saúde

Pet destruidor? Entenda os motivos!

Muitos donos reclamam que encontram uma bagunça quando deixam seus pets sozinhos em casa. Quem nunca encontrou uma almofada comida, um pé de cadeira mordido, um sofá destruído ou até aquele sapato preferido em pedaços?

Pode ser comum na sua rotina mas, definitivamente, não é o normal. Estes comportamentos de alguns pets têm como ser melhorado, sim! Uma dica muito importante: não adianta tentar apenas punir o cão com broncas ou castigos, pois isso não resolverá a situação.

Se você nunca pensou quais os motivos para ter um pet que destrói objetos, a gente conta para você!

Ansiedade de separação

Você já ouviu falar da Síndrome de Ansiedade de Separação? Trata-se de um conjunto de comportamentos como latidos em excesso,  xixi no lugar errado, lambedura excessiva e a destruição de objetos. Esta situações podem parecer apenas desobediência para alguns pets, mas indicam que o cão sofre de uma doença.

Há diversos motivos que podem contribuir para o desenvolvimento da Ansiedade de Separação:

# 1 – Manter hábitos dos antepassados

Os cães são descendentes dos lobos e pertencem à família dos canídeos. Por isso, têm o hábito de caçar, cortar e comer as suas presas. Mesmo domesticados, eles mantêm alguns destes hábitos. Eles veem o dono e demais membros da família como sua matilha, da qual não devem se separar. Sozinhos, se sentem ameaçados e desprotegidos. Enquanto ele destrói objeto da casa pode parecer uma provocação a você por ter o deixado sozinho, para o cão, pode significar força do “velho hábito” de caça.

# 2 – Passar muito tempo sozinho 

Um cachorro que passa mais de quatro horas sozinho por dia já é um candidato a sofrer de ansiedade de separação. Isso porque, muitos peludos não sabem lidar com situações em que são deixados em casa ou que recebem pouca atenção dos donos e da família. Não é à toa que os momentos em que os cães ficam sozinhos estão entre os mais comumente associados ao hábito de destruição.

# 3 – Humanização dos pets 

Um dos problemas mais comuns é a tendência de humanizar os pets como levar o peludo a todos os lugares, deixar ele passar o tempo todo ao seu lado em casa, só permitir que o peludo durma ao seu lado e, principalmente, fazer tudo o que o pet quer. Estas atitudes geram uma dependência, que o pet não saberá lidar quando estiver sozinho.

# 4 – Falta de atividades

A ociosidade e a falta de atividades é um dos principais motivos de um cão destruidor. Sem passeio e brincadeiras para gastar o tempo, o cão vai procurar algo para manter-se ocupado! E isso pode gerar problemas de comportamento.

Quer saber como você pode acalmar a ansiedade do seu pet? Achamos este infográfico gratuito com 5 dicas para aliviar a ansiedade bem bacana. É uma dica da Botica Pets. Esperamos que gostem! 🙂

Sem Comentários

Deixe sua resposta