Pesquisar no Blog
Saúde

Outubro Rosa: saiba como proteger o seu pet do câncer de mama!

Outubro Rosa – Segundo estimativas, o câncer de mama representa até 50% das neoplasias em cadelas e 80% em gatas. Por ser um dos tipos mais comuns, é preciso estar atento aos primeiros sinais que possam surgir e, sempre, fazer o possível para prevenir.

Outubro é o mês da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. Saiba mais sobre esta doença e ajude a prevenir o seu pet!

O que é? 

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas mamas, caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Machos também podem ter?

Sim, mas como nos humanos é muito raro.

Quais os sintomas?

Dor, inchaço ou aumento das mamas, caroços na região das mamas ou próximo a ela.

O que posso fazer pelo pet? 

Quanto mais cedo for a detecção do problema, mais fácil é o tratamento. Por isso, quando identificar qualquer carocinho, por menor que seja, leve ao veterinário.

Quais são as causas?

Não existe uma causa, mas alguns fatores podem aumentar as chances como poluição, predisposição genética, alimentação errada, uso de meios contraceptivos, até fumaça de cigarro.

Como prevenir? 

Com a castração precoce, feita antes do primeiro cio, cai para 0,5% a chance de ter tumores de mama. Criar uma rotina de palpação dos pets, além de leva-los para check-ups anuais.

Mitos sobre o câncer de mama!

  • A ração não é a causadora ou aumenta chance de desenvolvimento de câncer. Não há comprovação científica quanto a isso.
  • Cruzar a fêmea não diminui em nada o risco de ter tumores.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar com outros tutores de pets! O cuidado do seu pet precisar começar com você!

Leia também:

Por quê é importante castrar o pet?ações para o combate do câncer em pets!

Ações para o combate do câncer em pets

Botica Pets: suplementos naturais que podem ajudar a combater doenças nos pets

Sem Comentários

Deixe sua resposta