Pesquisar no Blog
Papo com VET Saúde

O prazer de correr acompanhado de seu pet

Você já pensou nisso, em correr acompanhado de seu melhor amigo? Ouviu falar em “dog run” ou “canicross”, modalidades esportivas em que humanos correm acompanhados de seus cachorros? Acha que isso é somente uma prática para cães de raça como os galgos, famosos por serem corredores?

Na realidade a primeira coisa a fazer antes de começar a correr é ver se tutor e pet estão aptos a prática do esporte. Portanto, consulte o seu médico e leve seu pet a um veterinário de confiança. No geral, os cães podem começar a correr a partir de 1 ano de idade e não há restrições aos sem raça definida (SRD).

Para iniciar os treinos, o ideal é procurar ajuda de um profissional, pois mesmo o tutor já tendo experiência em corridas de rua ele terá que ficar atrelado ao cão por uma guia o que pode dificultar os movimentos no início. Existe até um equipamento próprio para a corrida: o tutor usa um cinto, onde ele prende uma corda elástica que se conecta ao arnês, que é uma espécie de colete colocado no cão. A corda elástica reduz choques, dando mais liberdade aos dois corredores.

Cada pet responde a sua maneira aos treinos, ou seja, não é possível prever em quanto tempo vocês estarão correndo em total harmonia. Vale lembrar que o treino deve ser intercalado com um dia de descanso. A corrida precisa ser um prazer para vocês dois.

Prazer que traz muitos benefícios para o tutor e para o cão. Na equipe que treino, há casos de tutores que melhoraram problemas de saúde como crises de asma e de cães que deixaram de atacar visitas e outros cães durante os passeios na rua. Para o cão a corrida auxilia na perda e manutenção de peso, aumenta a concentração, ajuda na sociabilização, diminui a agressividade e a hiperatividade.

E garanto a vocês que a sensação de correr com o seu pet é indescritível. Sintonia, companheirismo e muita confiança entre você e seu melhor amigo. Falo por experiência própria, pois é o que sinto quando corro com a Nutella, pet que adotei há três anos.

*Renata Capaverde é Educadora Física, Adestradora de Cães certificada pela Federação Brasileira de Adestradores de Animais (FBAA) e com curso de Comportamento Social Canino e Felino pelo SEDA (Secretaria Especial de Direitos Animais) do Rio Grande do Sul, além de maratonista. Criou em Porto Alegre (RS) a Capaverde Dog Run, que há mais de um ano treina cães e seus tutores com auxílio de corrida e/ou caminhada orientada.

Sem Comentários

Deixe sua resposta