Pesquisar no Blog
Cachorro terapia alternativa
Papo com VET

Importância da Medicina Integrativa para o tratamento e prevenção de doenças

A Medicina Veterinária Integrativa é a combinação de tratamentos convencionais com terapias e técnicas complementares. O potencial de sucesso da medicina integrativa é bem grande e inovador, pois seu objetivo é avaliar e tratar o paciente como um todo, ou seja, por completo, e não apenas a doença. A abrangência da medicina integrativa vai muito além, associa várias técnicas alternativas ao tratamento alopata; técnicas entre as quais podemos citar Fisioterapia, Acupuntura, Homeopatia, Terapia de Florais, Terapias Holísticas, dentre elas o Reiki e Ayurveda vem ganhando destaque.

A Medicina Veterinária Integrativa cria novas possibilidades de tratamento para pacientes, tanto na prevenção de doenças quanto aos que buscam individualização e humanização nos tratamentos; proporcionando melhoria na condição e qualidade de vida, respeitando a individualidade de cada paciente. A abordagem da medicina integrativa visa combinar o melhor de todas as técnicas para buscar soluções para amenizar a dor e proporcionar qualidade de vida aos nossos pets; onde tudo deve ser usado de forma a suavizar os sintomas já apresentados por portadores de doenças pré-existentes e também como forma de prevenir futuras doenças ou pré-disposição à doenças.

Importância para animais idosos

Quando o animal começa a envelhecer, torna-se necessário maiores cuidados e atenção especial. Com o passar dos anos, os cães idosos podem desenvolver degenerações e problemas próprios da idade, entre os quais podemos citar: problemas cardíacos, ortopédicos, de visão, renais, diabetes, tumores e etc. Neste momento, para evitar e prevenir problemas indesejáveis e possibilitar bem-estar, podemos começar a introduzir algumas terapias integrativas, bem como adaptar o pet ao ambiente e à nova condição de portador de necessidades especiais. Para animai idosos é importante adaptar a alimentação, usar suplementos para repor vitaminas e minerais, como forma de aumentar a imunidade; em animais com problemas de visão e locomoção para que os danos já instalados não sejam agravados, o importante é adaptar o ambiente, ter cuidados com o piso, escadas, não mudar móveis e objetos de lugar.

Algumas terapias integrativas e seus benefícios

Reiki: dentre as terapias Holísticas, o Reiki vem ganhando espaço e adeptos; ajuda a reduzir estresse, medo, ansiedade, transtornos de comportamento, alívio de dores e recuperação de doenças; tendo como objetivo o equilíbrio emocional, mental e físico do paciente. O Reiki é um método de cura pela imposição das mãos sobre o paciente, canalizando a energia vital, proporcionando o bem-estar.

Terapia Floral e Homeopatia: objetivam restabelecer o equilíbrio emocional e energético de forma eficiente no combate à distúrbios e doenças, acelerando na recuperação do paciente.

Acupuntura: terapia chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo; tendo como foco a manutenção, reabilitação da saúde e prevenção das doenças que lhes acometem. Combate a dor e inflamações, reduz ansiedade e estresse, colaborando para uma vida melhor.

Fisioterapia, Hidroterapia e Massagens: tratamento auxiliar nos problemas ortopédicos, lesões de coluna e medula, reabilitação de animais com lesões neurológicas, pós-cirúrgico e em casos geriátricos. Contribui para controlar dores e fortalecer a musculatura e o equilíbrio, recuperando o bem-estar e a qualidade de vida dos animais.

Nos dias de hoje, nossos pets são considerados membros da família, assim, é natural não medirmos esforços pelo conforto e bem-estar dos nossos companheiros, bem como estarmos sempre buscando prolongar a vida deles. Com base nestes fatores, deixamos essas dicas como forma de contribuição, breve elucidação e incentivo na busca de uma melhor qualidade de vida e proporcionar todos os tipos de tratamentos para os nossos pets.

A Medicina Veterinária Integrativa algumas vezes é vista com preconceito ou desconfiança, mas elas estão aí, presentes e disponíveis como complemento ao tratamento convencional, e tem apresentado grandes resultados positivos.

Michelle dos Santos Abreu – médica veterinária formada pela UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia). Atualmente atua e é proprietária da clínica Cães e Cia.
Instagram:Miabreu_vet

Sem Comentários

Deixe sua resposta