Pesquisar no Blog
Pets idosos
Papo com VET

|Papo com VET | Vamos cuidar dos nossos pets idosos?

  • De
  • 23 de setembro de 2020

O que você sabe sobre pets idosos? Dizem que quando envelhecemos voltamos a ser criança, mas para os animais o que isso significa? E os nossos cães idosos? Em relação a eles, significa dizer que os cuidados e atenção que eles necessitam nesta fase “sênior” são tão grandes quanto na fase em que eram filhotes.

Pets idosos

Cães e gatos são considerados idosos a partir de 10 anos de idade. Sua pelagem torna-se branquinha e seus sentidos diminuem pouco a pouco.  É possível que seu cão não te escute quando for chamado, pois podem perder gradativamente a audição, a visão, o olfato e assim por diante (mas não necessariamente nesta ordem).

Algumas vezes acontece de um cão perder a visão, mas desenvolver outros sentidos, como uma forma de compensação. Um exemplo é a audição: há muitos relatos em que tutores afirmam que seu cão não enxerga, mas escuta muito bem! Sendo assim, seja paciente! Leve em consideração as limitações do seu animaL e não o deixe de lado, ajude-o. Torne a vida dele mais agradável, afinal, ele foi seu companheiro e amigo fiel por muitos anos, assim como sempre te deu alegrias. É justo que agora ele precise de mais atenção.

Cuidados com os pets idosos

Os cuidados para preservar o bem-estar de um animal idoso, incluem melhorar a dieta nutricional, oferecer alimentos leves, com menos gorduras e de fácil digestão. Se o seu pet idoso alimenta-se de ração, prefira a categoria “sênior”, ou ofereça alimento úmido, algo que seja mais fácil para mastigar. Não dê nada que precise roer, pois os dentes ficam mais fracos…

Atenção também para a constituição física do seu animal. Ele não deve ter sobrepeso pois animais idosos e obesos costumam apresentar problemas articulares, como artrite, displasia de quadril e algumas degenerações ósseas por sobrecarga de peso.

Quanto ao exercício físico, é essencial que seja leve, não ultrapasse 30 minutos de caminhada. Por isso, certifique-se que seu pet não seja cardíaco.

Check-ups com veterinários são fundamentais

Faça mais visitas ao veterinário. O exame clínico é de suma importância para avaliar a saúde do seu animal.  Assim, pode ser preciso ainda, fazer uma bateria de exames anualmente. É comum animais idosos apresentarem algumas doenças, como: catarata; gengivite; diabetes; problemas articulares; insuficiência renal; incontinência urinária, neoplasias, dentre outras. Por este motivo, temos que ser vigilantes em relação à saúde do seu companheiro.

Contudo, facilite a vida do seu animal, trate-o com atenção e carinho até a última batida do coração. Seja digno e retribua todo o amor que ele sempre dedicou e nunca o abandone! Então, vamos lá, aceite este desafio!

*Michelle dos Santos Abreu – médica veterinária formada pela UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia). Atualmente atua e é proprietária da clínica Cães e Cia.

Leia também: 

Por que adotar práticas integrativas para os nossos pets?

Benefícios da cromoterapia para pets

A Ozonioterapia e as suas aplicações na Medicina Veterinária

Sem Comentários

Deixe sua resposta