Pesquisar no Blog
Dicas Nutrição

Como aumentar a imunidade do pet para uma cirurgia eletiva?

O pet vai passar por uma cirurgia eletiva?

As cirurgias eletivas são agendadas e, nestes casos, aguardar por um tempo para realizar o procedimento não há problema. Uma das mais comuns para os pets é a de castração. Mesmo assim, qualquer cirurgia traz riscos ao paciente. Chamamos isso de risco cirúrgico.

Para precisar o risco cirúrgico de um cão ou gato, o veterinário faz uma avaliação do estado clínico e condições de saúde do paciente, de forma que sejam identificados riscos de complicações que possam surgir antes, durante e após a cirurgia.

Algumas condições como doenças prévias, obesidade, idade avançada são importantes para determinar o risco cirúrgico de um pet. Quando o peludo não apresenta nenhuma dessas situações, com certeza, ele terá menores chances de complicações decorrentes da operação.

Independente do estado do seu pet, saiba que você pode ajuda-lo neste momento. Primeiro, escolhendo um bom veterinário e centro cirúrgico para atendê-lo. Segundo,  ajudando a reforçar a imunidade do pet.

Sim, reforçar as defesas do organismo do animal pode ajudar muito na sua recuperação. Uma das formas é por meio da alimentação. Com a ajuda de um veterinário, você poderá aplicar as nossas dicas. Confira!

Nutrientes importantes

Alguns nutrientes têm o poder de turbinar a imunidade do pet e ajudam a reduzir os riscos de vários problemas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc). Além de oferecer uma alimentação equilibrada, alguns nutrientes podem funcionar como imunomodulares:

Aminoácidos – Arginina e glutamina.A arginina é participa em várias funções do organismo, como melhora da cicatrização, da estimulação do sistema imune (induz a produção de células de defesa) e do desempenho muscular.

Já a glutamina atua como fonte energética dos leucócitos (células de defesa) e energia dos enterócitos (células intestinais), impedindo a entrada de patógenos pelo intestino.

Vitaminas – A, B6, C e E

Minerais – Selênio, zinco, ômega 3, favorecem a ação do sistema imunológico.

Probióticos – iogurte natural ajuda na restauração da microbiota intestinal.

Como oferecer estes nutrientes em quantidades suficientes para o pet?

Pensando em ajudar a melhorar o sistema de defesa de cães e gatos, a Botica Pets elaborou o suplemento Vigor. Feito à base de plantas, frutas, verduras e levedura de cultivo controlado e combinados entre si para potencializar os efeitos benéficos para os animais.

Como explica Ana Cristina Osiro, veterinária da Botica Pets,  trata-se de um produto com valor terapêutico, além de suas qualidades nutricionais. “As substâncias químicas encontradas nos ingredientes naturais são capazes de promover benefícios à saúde como, por exemplo, as propriedades antioxidantes que combatem radicais livres”.

A associação de nutrientes funcionais presentes no composto auxilia na eliminação de toxinas, melhorando a absorção de nutrientes, fortalecendo pele e pelos e contribuindo para equilibrar o organismo, além de estimular as defesas naturais.

Vendida em comprimidos ou palitos, o suplemento agrada a cães e gatos por ser altamente palatável.

Conheça os benefícios:

Beterraba: revigora animais enfraquecidos pois é rica em açúcares que são facilmente metabolizados pelo animal e prontamente aproveitados como energia, auxiliando no combate à fadiga e na redução do estresse muscular. Também promove o fortalecimento muscular e de tendões devido à alta concentração de potássio e manganês.

Alho: auxilia na eliminação de toxinas, tem ação germicida e estimula o sistema imunológico.  Também melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol.

Extrato de alcachofra: facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Extrato de algas (clorela): rica em clorofila, melhora a imunidade do pet, promove a desintoxicação do organismo e estimula o crescimento e a recuperação dos tecidos.

Extrato de frutas cítricas (acerola): maior fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres.

Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.

Conheça os produtos da Botica Pets, aqui.

Leia também:

Por que é importante castrar o pet

Pet doente? Entenda como os alimentos podem ajudar o seu peludo

Prebióticos e probióticos: como podem ajudar na saúde do cão

Sem Comentários

Deixe sua resposta