Já viu um cão de mau-humor? Pois existe sim!
O que acontece com os cães é semelhante aos humanos: quando o organismo não recebe os nutrientes necessários, pode ocorrer falta de energia, letargia, apatia e, em alguns casos, até agressividade.
A agressividade pode ser um sintoma da má alimentação do pet!
Por isso, é fundamental saber como alimentar corretamente o seu pet. Segundo Ana Cristina Osiro, veterinária da Botica Pets, em uma nutrição adequada para cães é importante que haja um equilíbrio entre os nutrientes. “As quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água devem ser calculadas de acordo com a idade, nível de atividade física e peso do animal”, afirma. Essa informação deve ser dada pelo médico-veterinário de confiança.
Além de oferecer uma ração ou alimentação natural (AN) de qualidade, os donos devem estar atentos à quantidade e à rotina de alimentação do pet. “Os cães que ficam muito tempo sem se alimentar, por exemplo, podem ficar mais ansiosos. Para evitar este tipo de comportamento, é indicado dividir a alimentação em, pelo menos, duas vezes ao dia”, explica Ana.
Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar – e muito – o seu pet:
– A acerola é rica em vitamina A e C e combate radicais livres – o que ajuda a manter a saúde da pele e retarda o envelhecimento.
– A clorela, auxilia em casos de inflamações (gastrite e hepatite), além de ajudar a reduzir a obesidade e a má nutrição.
– O maracujá tem ação contra a ansiedade, hiperatividade, crises nervosas, fadiga, inquietação, nervosismo e insônia.
– A cenoura é rica em betacaroteno, que confere a coloração alaranjada característica do vegetal e que ajuda a aumentar a capacidade do organismo dos pets a combater doenças oportunistas. Isso porque o betacaroteno aumenta a eficácia do sistema imunológico. A cenoura também possui vitamina A, que auxilia no crescimento e manutenção da pele.
– A alcachofra é uma planta que pode trazer muitos benefícios para o organismo. Originária da região sul do Mar Mediterrâneo, a planta é cultivada há milhares de anos para o consumo humano. Pode ser oferecida também aos pets por possuir um alto valor nutritivo, Vitamina C e sais minerais como o ácido fólico, o magnésio e o potássio.
Entre os seus benefícios estão funções diuréticas e hepatoprotetoras (para auxiliar no funcionamento do fígado, favorecendo a desintoxicação). Também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e triglicérides, melhorando os níveis de HDL (o colesterol “bom”).
Presente na alcachofra, o lupeol tem atividade antioxidante, além de promover a liberação de resposta imunológica. Já a cinaropicrina possui ação anti-inflamatória, além de ser antimicrobiana e antifúngica.
E por todos estes benefícios que estes alimentos proporcionam, eles estão presente nos suplementos da Botica Pets! Saiba mais sobre os benefícios dos suplementos da Botica, aqui.