Pesquisar no Blog
Papo com VET Saúde

Benefícios da cromoterapia para os pets

A cromoterapia é conhecida desde a antiguidade, e quando utilizada com sabedoria pode mudar estados emocionais, produzir harmonia e saúde para os seres vivos. Desde os primórdios, povos como os tibetanos, egípcios, chineses e gregos já usavam a terapia da energização do corpo pelas cores.

Em 3.000 A.C. já se fazia a utilização das curas pelas cores no antigo Egito, através das pedras preciosas, cristais, doação de energias pelas mãos e água solarizada. Na Grécia. em 500 A.C., a luz era usada através da helioterapia (terapia dos raios solares), muito utilizada por Hipócrates, o pai da medicina.

No Egito, foram descobertas salas coloridas em templos construídos de forma que os raios do sol refratassem as cores do arco-íris nas salas. Povos antigos do Egito, da Índia e da China utilizavam a água energizada por meio de pedras coloridas, pois acreditavam que as pedras continham a energia das cores.

O primeiro livro publicado sobre utilização da cor para fins terapêuticos foi em 1877. A obra falava do vermelho para estimular e do azul para acalmar. Em 1933, o indiano Dinshah P. Ghadiali, um médico pioneiro no vegetarianismo e naturopata, fundou o Spectro-Chrome Institute e publicou uma obra sobre a cromoterapia. Ele também lecionou nos Estados Unidos e desenvolveu vários tipos de lâmpadas coloridas para fins terapêuticos.

Em 1976, a Organização Mundial da Saúde passou a reconhecer a cromoterapia como terapia complementar.

Benefícios da cromoterapia

• Resgata o estado saudável dos órgãos
• Reequilibra os chacras
• Repõe a energia vital
• Revitaliza após momentos de estresse
• Traz equilíbrio emocional e mental
• Equilibra todos os sistemas do organismo
• Atua na limpeza e purificação do corpo físico e da mente
• Melhora o sistema imunológico
• Alivia dores e inflamações
• Acelera cicatrizações
• Promove relaxamento físico e mental
• Promove tranquilidade em fases de transição e mudanças que trazem estresse
• Acelera o período de recuperação de pós-operatórios
• Transmuta energias negativas e traz proteção para os seres e para o ambiente
• Permite tratamentos à distância para pessoas, animais ou outros seres
• Eleva o padrão de frequência vibracional
• Trata dores, lesões, doença aguda ou crônica,  insônia, ansiedade, agitação, fobias, síndrome do pânico, conflitos emocionais, doenças psicossomáticas, autoestima, depressão, compulsões, tristeza, luto, raiva, insegurança.

As cores são energia pura, podem influenciar nosso organismo, nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Podemos utilizar o poder das cores a nosso favor em todas as áreas da nossa vida: na nossa saúde e dos nossos animais, na casa, na roupa, no trabalho.

A cromoterapia trabalha o nível físico e os níveis mais sutis. É uma técnica muito suave, mas intensa, que reequilibra a dinâmica natural da energia do organismo. A vida orgânica não existiria sem a luz. É seu principio básico. A luz fornece calor e promove os processos bioquímicos da natureza.

É indispensável ao desenvolvimento dos vegetais, que produzem oxigênio e garantem a vida do reino animal. As plantas absorvem a luz do sol e consequentemente todas as cores que essa luz contém. Parte das cores surgirá nas flores e as restantes nos frutos. No maracujá, a flor é violeta e o fruto amarelo. É natural para nosso corpo ingerir e metabolizar substâncias coloridas.

Existem inúmeros estudos científicos comprovando a eficácia da luz na saúde dos seres vivos. É um tratamento muito bom para os animais, por ser um método delicado e confortável, que os animais costumam aceitar com tranquilidade, e os resultados são impressionantes.

As cores aplicadas no organismo restauram os campos magnéticos do corpo, promovendo condições para o equilíbrio alterado por doenças. A harmonia energética traz bem-estar e saúde física e emocional. Padrões emocionais negativos podem afetar os campos de energia dos órgãos. As cores agem causando reações e modificando o campo energético dos órgãos e equilibrando as alterações emocionais. As cores agem de forma sutil, mas com grandes benefícios.

Tratamento

A cromoterapia é um tratamento realizado com utilização das frequências vibratórias das cores, através de várias ferramentas como bastão de cristal, lanterna, água solarizada, luzes ou simplesmente a emissão mental da cor. O tipo de doença, a sua localização no organismo e a sua metafísica (causa além da física) indicam o tipo de cor que deve ser utilizada no tratamento.

Além do tratamento para cura, as cores podem ser utilizadas para fortalecimento de aspectos mentais e emocionais que se deseja fortalecer, como alegria (amarelo), autoconfiança (violeta), calma (azul), ânimo (vermelho), entre outras.

Esses aspectos estão relacionados aos centros de energia que existem no corpo dos animais e dos humanos também. Esses centros são conhecidos como chacras. As cores são, dessa forma, a expressão do estado de espírito.

A cromoterapia pode ser utilizada juntamente com outras terapias integrativas ou com qualquer outro tratamento que o animal esteja recebendo.

Elisangela Tavares é médica-veterinária integrativa da OM Vet. É mestre em reiki (tradicional, Karuna Ki e Teramai), cromoterapeuta, terapeuta de Florais de Bach e consultora de alimentação natural para cães e gatos. Também ministra cursos, palestras e eventos sobre medicina veterinária integrativa, Reiki, cromoterapia, Florais de Bach e alimentação natural para cães e gatos. Trabalha com o modelo de medicina veterinária sistêmica familiar, integrando os tutores e a família nos tratamentos quando necessário.

Saiba mais: OM Vet – omvet.com.br
contato@omvet.com.br / 11-98312-7088
Facebook: /omvetterapiasintegrativas
Informações sobre cursos: www.omvet.com.br/cursos

Fechado para comentários