Pesquisar no Blog
Papo com VET Saúde

A Ozonioterapia e suas aplicações na Medicina Veterinária

*Por Leniane Silva Nogueira

Vocês já ouviram falar em Ozonioterapia? Imagino que não! Para quem não conhece, deve estar pensando na camada de ozônio da nossa estratosfera, que cerca nosso planeta, mas não! O gás ozônio possui muitas aplicações, inclusive na área médica, como explicarei a seguir….

A ozonioterapia médica é utilizada desde o século XIX. Durante a Primeira Guerra Mundial, o ozônio era utilizado no tratamento de feridas em soldados, gangrena e efeito de gases tóxicos.

Atualmente, na prática médica, a Ozonioterapia é utilizada em diversos países como Alemanha, Suíça, Áustria, Itália, Cuba, Rússia, Grécia, Ucrânia, Israel, Egito, Austrália, Estados Unidos, dentre outros, inclusive no Brasil.

O ozônio tem aplicações em diversas áreas como: Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, higienização de ambientes, tratamento de piscinas, tratamento de água e efluentes, na agricultura e no processo de alimentos.

Na área medicinal utilizamos o ozônio pois ele age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização.  Ele possui propriedades bactericidas, fungicidas e virustáticas, por isso é muito utilizado em tratamento de feridas infectadas.

As principais indicações para o tratamento da Ozonioterapia são:

– Problemas osteomusculares: Artrite e artrose, hérnia de disco, dores agudas e crônicas

– Doenças degenerativas e metabólicas

– Problemas intestinais e gástricos

– Geriatria

– Adjuvante no tratamento de neoplasias e quimioterapia

– Doenças infecciosas

– Feridas infectadas, inflamadas ou de difícil cicatrização

– Modulação Sistema Imunológico

– Doenças circulatórias

– Alergias e problemas dermatológicos

– Doenças renais e urinárias

Lembrando que a técnica só pode ser realizada por um Médico Veterinário capacitado, que irá indicar a dosagem e a via de administração correta, pois existem algumas contraindicações para sua utilização.

Leniane Silva Nogueira é médica veterinária e trabalha na área de Medicina Veterinária Integrativa com Acupuntura, Ozonioterapia, Terapia Vibracional Quântica / Biorressonância e Biofeedback, Radiestesia e Radiônica, Dietoterapia (Alimentação Natural), Fitoterapia Chinesa, Florais, Laserterapia e Magnetoterapia e Termografia Infravermelha.

Site: www.veterinariaintegrativa.com.br

Sem Comentários

Deixe sua resposta