Vocês já ouviram falar em Ozonioterapia? Imagino que não! Para quem não conhece, deve estar pensando na camada de ozônio da nossa estratosfera, que cerca nosso planeta, mas não! O gás ozônio possui muitas aplicações, inclusive na área médica, como explicarei a seguir….
A ozonioterapia médica é utilizada desde o século XIX. Durante a Primeira Guerra Mundial, o ozônio era utilizado no tratamento de feridas em soldados, gangrena e efeito de gases tóxicos.
Atualmente, na prática médica, a Ozonioterapia é utilizada em diversos países como Alemanha, Suíça, Áustria, Itália, Cuba, Rússia, Grécia, Ucrânia, Israel, Egito, Austrália, Estados Unidos, dentre outros, inclusive no Brasil.
O ozônio tem aplicações em diversas áreas como: Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, higienização de ambientes, tratamento de piscinas, tratamento de água e efluentes, na agricultura e no processo de alimentos.
Na área medicinal utilizamos o ozônio pois ele age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização. Ele possui propriedades bactericidas, fungicidas e virustáticas, por isso é muito utilizado em tratamento de feridas infectadas.
As principais indicações para o tratamento da Ozonioterapia são:
– Problemas osteomusculares: Artrite e artrose, hérnia de disco, dores agudas e crônicas
– Doenças degenerativas e metabólicas
– Problemas intestinais e gástricos
– Geriatria
– Adjuvante no tratamento de neoplasias e quimioterapia
– Doenças infecciosas
– Feridas infectadas, inflamadas ou de difícil cicatrização
– Modulação Sistema Imunológico
– Doenças circulatórias
– Alergias e problemas dermatológicos
– Doenças renais e urinárias
Lembrando que a técnica só pode ser realizada por um Médico Veterinário capacitado, que irá indicar a dosagem e a via de administração correta, pois existem algumas contraindicações para sua utilização.
Leniane Silva Nogueira é médica veterinária e trabalha na área de Medicina Veterinária Integrativa com Acupuntura, Ozonioterapia, Terapia Vibracional Quântica / Biorressonância e Biofeedback, Radiestesia e Radiônica, Dietoterapia (Alimentação Natural), Fitoterapia Chinesa, Florais, Laserterapia e Magnetoterapia e Termografia Infravermelha.