Pesquisar no Blog
Dicas Nutrição

5 verdades e uma mentira sobre a alimentação do seu pet

Quem aí ainda tem dúvidas sobre como alimentar corretamente o peludo? É totalmente normal ter questionamentos a respeito do que deve oferecer ao cão como alimento! Afinal, que tutor não quer fazer o melhor para o peludo?

Por isso, preparamos uma brincadeira: escrevemos 5 verdades e 1 mentira sobre a alimentação dos pets. Quem dá as dicas é a veterinária da Botica Pets, Ana Cristina Osiro, Confira!

5 verdades e uma mentira sobre a alimentação do pet. Descubra qual é a mentira!

No final do texto estão as respostas!

#1 – verdade ou mentira?

É importante oferecer ao pet uma comida (ração industrializada ou alimentação natural) de acordo com a sua espécie (cão ou gato), idade, porte (pequeno, médio ou grande) e a quantidade de exercícios que o pet pratica.

#2 – verdade ou mentira?

Para manter seu pet bem nutrido e sem riscos de obesidade, é importante controlar a quantidade de alimento que ele ingere por dia. Assim, comida à vontade não é ideal. Fracionar a quantidade de alimento que o pet deve receber por dia ajuda a melhorar a saciedade do peludo, além de evitar problemas digestivos em pets que têm o costume de comer rápido ou em grande quantidade.

#3 – verdade ou mentira?

Petiscos podem ser bem calóricos e, por isso, deve-se evitar oferecer ao pet em grande quantidade. Uma opção é oferecer petiscos naturais.

#4 – verdade ou mentira?

Aditivos sintéticos como corantes, conservantes, estabilizantes e flavorizantes são prejudiciais aos pets e podem causar problemas nos cães e gatos, como alergias, intolerâncias alimentares e até interferir no comportamento dos animais. A longo prazo, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, como câncer.

#5 – verdade ou mentira?

Compartilhar com o pet a sua comida não tem problema nenhum. Afinal, não prejudica em nada a saúde dos peludos.

#6 – verdade ou mentira?

Deixar o cão comer a comida do gato, ou vice-versa, pode causar problemas nutricionais e digestivos aos dois.

 E aí? Já descobriu qual é a mentira?

A mentira é a número 5: “Compartilhar com a pet a sua comida não tem problema nenhum. Afinal, não prejudica em nada a saúde de cães e gatos”.

“Os pets não devem comer todos os alimentos que nós consumimos. Alguns deles podem causar problemas de pele, vômitos, diarreia e até morte”, orienta Ana Cristina.

Gostou? Então confira outros posts sobre a alimentação de cães e gatos:

Alimentos funcionais e nutracêuticos: quais os benefícios para os pets?

Aditivos sintéticos podem fazer mal aos pets

Prebióticos e probióticos: como podem ajudar na saúde do cão?

Sem Comentários

Deixe sua resposta